quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Atualização OUTUBRO/2013

Olá!

Atualizando o mês de outubro:

                                       

Ação Quantidade Preço Médio Cotação Valor total Lucro %






ETER3 3246 R$ 8,94 R$ 9,50 R$ 30.837,00 6,29%
ITSA4 968 R$ 8,46 R$ 9,63 R$ 9.321,84 13,83%




R$ 0,00 #DIV/0!
VIVT3 1567 R$ 42,31 R$ 44,14 R$ 69.167,38 4,33%
IGTA3 1710 R$ 18,13 R$ 25,69 R$ 43.929,90 41,70%
BRFS3 1017 R$ 33,27 R$ 52,38 R$ 53.270,46 57,44%
NATU3 700 R$ 34,61 R$ 44,92 R$ 31.444,00 29,79%
DOHL4 2200 R$ 3,27 R$ 5,04 R$ 11.088,00 54,13%
AMBV3 403 R$ 45,65 R$ 83,45 R$ 33.630,35 82,80%
CMIG3 705 R$ 16,67 R$ 19,83 R$ 13.980,15 18,96%
CGRA4 968 R$ 13,42 R$ 18,59 R$ 17.995,12 38,52%
BBAS3 3500 R$ 20,88 R$ 29,60 R$ 103.600,00 41,76%
LREN3 800 R$ 52,31 R$ 67,68 R$ 54.144,00 29,38%
CSNA3 5800 R$ 9,37 R$ 12,30 R$ 71.340,00 31,23%















TOTAL R$ 543.748,20
                                     
                                                                            
       Renda fixa:                                                                        R$ 104.412,31          

       TOTAL:                                                                              R$  648.160,51


Desde julho que não modifico a carteira. Os aportes e os dividendos recebidos no período foram para a renda fixa, afinal quase todas as empresas que me interessam subiram bastante, e não vejo nada com preço realmente atrativo. Talvez Grazziotin ainda esteja comprável.

Beijos a todos.
                                                        

43 comentários:

  1. Realmente as empresas estão um pouco esticadas. Atrativas no momento para mim só algumas poucas.

    Me adiciona aí:
    http://blogdouo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está adicionado, Bifêzinho!

      BJOS

      Excluir
    2. Que intimidade é esta? Se minha esposa ler isto não vai gostar nada nada, olha o respeito com os mais velhos, rs.

      Aqui, quando vi estes percentuais de valorização da sua carteira fiquei impressionado, quanto tempo tem esta carteira? Na próxima atualização podia colocar as datas de compras.

      Você investe desde quando? Está com um desempenho muito bom!

      Excluir
    3. Eu estou no mercado desde 2009, mas praticamente todas as ações que eu comprei naquela época eu já vendi. Falando por cima:

      Cemig eu só comprei uma vez, em 2010.

      Vivo e Eternit eu compro aos poucos, e tenho posição desde 2010 também.

      Ambev e Itaúsa também tenho desde 2010, mas a última vez que comprei foi no pequeno pânico de agosto de 2011.

      Iguatemi é a mais antiga. Comprei pela primeira vez em novembro de 2009, e depois aumentei bem a posição no pânico de agosto de 2011.

      BRF, Renner, Grazziotin e Natura também comprei a maior parte naquela época.

      E a CSN eu comprei em três momentos: quando custava 13, depois quando caiu pra 9 e, por fim, quando caiu pra 5,x.

      Por fim, Banco do Brasil eu comprei em uma tacada só, em julho deste ano.

      Para o próximo post vou procurar as notas de corretagem e postar sim as datas das compras.

      Bjos

      Excluir
    4. Fora essas eu já tive Cyrela (comprada por 21 e vendida por 22) , ALL Comprada por 13 e vendida por 15), CZLT (comprada por 14 e vendida por 24), Marisa (comprada por 7 e vendida por 15), Tegma (comprada por 11 e vendida por 18) e Marcopolo (comprada por 2 e vendida por 7), vendidas com lucro, e Usimico (comprada por 26 e vendida por 17), vendida com prejuízo.

      Excluir
    5. Vou te chamar agora de a menina do pânico, vai guardando dinheiro para encher o balde nas épocas de histeria. Parabéns Fê, temos muito a aprender com você. Sei que não se faz este tipo de pergunta a uma mulher, mas qual sua idade? Fiquei curioso.
      Ah, esta sua tacada em POMO foi fenomenal, loucura, loucura, loucura.

      Excluir
    6. Ah, espero que a CSN não seja mais uma tristeza como a Usiminas, torcer né?

      Excluir
    7. Só mais uma coisa, estas que você tem comprado periodicamente, Vivo e Eter, são as que tem menor % de ganho, mas deve ter recebido muitos proventos certo? Depois coloca aí uma coluna de percentual considerando eles.
      Abraço!

      Excluir
    8. Bifê, não se pergunta a idade a uma dama, rss . Mas tenho 29 anos.

      Sobre a CSN, os preços que eu paguei me deixam mais tranquila. Mas não descarto realizar uma parte ainda no final deste ano ou começo do ano que vem.

      E sobre os proventos, eu não faço esse controle todo profissional que vocês fazem. Levaria horas pra eu calcular a rentabilidade com os proventos descontados, então não vou fazer. Mas pra ter uma idéia, o preço ajustado da minha primeira compra de eter3, em 2010 está por volta de 7,xx, e da vivo, em janeiro de 2011, lembro que paguei 41 reais, e hoje o preço ajustado seria de 32.

      Como não são empresas de crescimento acelerado, não se espera muita valorização mesmo. Falando nisso, acho que vou encarteirar mais umas VIVT3 e umas IGTA3 agora.

      Bjo

      Excluir
    9. Fernanda, sei que você deve ser bem ocupada (parece ser médica ou advogada, rs), sempre que comprar um determinado ativo podia fazer uma postagem bem rápida só para ficarmos antenados, acho que você faz boas análises e boas compras. Sobre a VIVT3 eu comprei um pouquinho mês passo, e agora com esta queda ficou bem atrativa, mas não vou comprar pois estabeleci para mim que só faço uma segunda compra em um ativo em pouco tempo apenas se o preço cair mais de 10% em relação à compra anterior.

      Legal sua idade, começou cedo, parabéns, nesta idade eu só gastava, rs...

      Excluir
  2. Respostas
    1. Do que se trata esta empresa, porque estão investindo nela?

      Excluir
    2. É uma indústria têxtil que, após um período de prejuízos, passou a apresentar recuperação. Compraram vários teares novos e passaram a anunciar na TV, o que gerou um grande aumento da receita.
      Foi uma apostinha, pois quando o mercado está em alta eu sinto uma vontade incontrolável de caçar semi-micos.

      Excluir
    3. Interessante, geralmente só se vê empresa quebrando neste setor. Parabéns a vocês pela visão.

      Excluir
  3. Finalmente atualizou, minha musa! El Rei está progredindo rápido também. Senti falta de meu beijo especial no post! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mandei beijo especial porque você pegou muito leve com o pançudinho do Corey kkkkkkk. Fiquei decepcionada.

      Bjos

      Excluir
    2. Troll pega pesado pra todo lado, mas no fundo é um cara legal, vai até dar uma super festa para a mami. Mas é carente, fica querendo beijo das mulheres da blogosfesra sem mesmo saber se são mulheres, rs.

      Excluir
    3. Hahaha...Uorrem trollando Troll...kkk

      Excluir
  4. Mulher Investidora : Muito prazer! Possui uma bela carteira. Diga-me, qual tipo de RF você optou para investir os proventos? Tenho muito pensado em alocar algo numa LCI, aproveitando boas taxas nessa época. Depois me faça uma visita! http://guardiaodomobral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada.

    Mas pelo que percebi, eu sou uma das únicas que tem CSN, e parece que a única que tem LREN e IGTA.

    Quanto à renda fixa, eu nem dou importância, pois serve apenas de reserva para aproveitar as fases de baixa do mercado. Pra mim é tudo igual, então eu deixo num fundo de investimento mesmo.

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo Fernanda, até conta corrente da corretora é renda fixa, rs. Cada vez mais estou adotando esta ideia de deixar dinheiro parado para as grandes quedas, estou percebendo que grande parte do seu sucesso vem disto.

      Excluir
    2. AH, IGTA é uma senhora empresa, dizem que a BRMalls é melhor mas em termos de desempenho dos preços a IGTA se deu bem melhor nos últimos meses. Quanto a Lojas Renner também é uma boa empresa, compro muito lá mas não acompanho os números, destas lojas eu acompanho apenas as americanas.

      Excluir
    3. A Iguatemi tem como vantagem competitiva a sua marca valiosíssima, que a coloca em posição de destaque entre as concorrentes. Os shoppings da Iguatemi sempre apresentam lojas exclusivas e operações diferenciadas.Além disso, tem foco na classe A, que é menos afetada pelos ciclos econômicos.

      Já a Renner me interessa pelo crescimento agressivo na quantidade de lojas (abrirão 30 lojas este ano, 30 em 2014 e 30 em 2015) além de mais 100 lojas Camicado e 400 lojas Youcom (o que equivale a praticamente uma Hering inteira) até o final da década. Tá certo que varejo é muito cíclico e competitivo, mas entre as grandes varejistas é a que tem lojas mais organizadas e com produtos de melhor qualidade, além de um floco em plus-size. Isso sem contar os serviços financeiros (ela vende até título de capitalização kkk).

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Bifê, deixo dinheiro parado para aguardar as quedas pois o mercado sempre passa por ciclos de forte baixa (2008, 2002, 2001, 1998, 1995, 1990, 1987).

      E me dei conta de que quando algum desses momentos se repetir eu precisarei ter liquidez para aproveitar, ou então vou dar um tiro no côco, rs.

      Se deixar para comprar nesses momentos, pode não acertar o fundo, mas certamente não comprará topo.

      Há quem diga que no longo prazo isso não faz diferença, mas eu me sinto melhor assim. Como dizem aí na tua terra, "Sell down to the sleeping point" e "Sell in may and go away", rs.

      Bjo

      Excluir
    6. Minha terra? Sou Uorrem de Minas Gerais uai, rs.
      Sua estratégia está certíssima, parece óbvia mas é dificílima de executar, ainda aprendo.

      Excluir
  6. Belíssima carteira..quem dera ter a grana que vc já tem haha... já já tá no 1º milhão!!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante não é o valor total e sim os rendimentos que o investidor consegue.

      Excluir
  7. Grazziotin soltou um belo resultado. Acho que tá dando compra. Reloginho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava acompanhando esta empresa mas parei, parece uma boa empresa.

      Excluir
    2. Grazziotin é uma empresa fantástica justamente por ser conservadora em um setor no qual a maioria dos concorrentes são agressivos. Só acho que poderiam dar uma distribuída nesse caixa.

      Excluir
  8. Esses dias estava olhando minha carteira, achando-a bem diversificada e me perguntando o q deveria fazer: se deveria aumentar minha posição nas ações q já tenho ou se deveria continuar comprando e aumentando minha diversificação.

    Lendo seu post, decidi seguir sua estratégia, focando em empresas que atualmente estão dentro dos meus parâmetros de investimento e com preços interessantes e, se não encontrar a preços interessantes, deixarei o $$$ na renda fixa, esperando uma boa oportunidade.

    Obrigado pelo insight, Fernanda.

    ResponderExcluir
  9. Fê, cadê sua atualização? Deixa de priguiça...

    ResponderExcluir
  10. Fê, qual a media mensal em R$ que se consegue atingir em dividendos com uma carteira deste tamanho?

    ResponderExcluir
  11. Feliz natal Fê!
    Vê se aparece mais!

    ResponderExcluir
  12. Olá Fernanda, conheci seu blog agora, e gostei muito dele, parabéns pelos posts... e principalmente por sua disciplina...
    Te convido a conhecer o meu blog...
    Sei que a minha aparência pode causar repulsa a priori em você, sei que eu sou nojento etc e etc...
    ...mas será uma honra se vc der uma passada por lá..
    grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Oi Fernanda . Acompanho seu blog há um tempo e estou iniciando um novo projeto. Você poderia adicionar o meu link na sua lista de blogs? (www.itradesys.com.br)

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Excepcional Oportunidade !!!

    www.unos-empreendedores-sucesso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi MI! Você poderia indicar alguns livros, sites e cursos pra entender esse "mundo dos investimentos"? Sou bem nova e gostaria de começar agora.
    Bjs!

    ResponderExcluir